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Com o dia das mães batendo na porta do varejo surge uma pergunta que não se deve calar: você está aproveitando bem as datas sazonais para aumentar as suas vendas ou deixa tudo para última hora e faz as mesmas promoções de sempre?

A contagem do calendário do varejo é diferente do calendário das pessoas comuns. Se no ano temos 12 meses e 365 dias, no varejo os meses se baseiam principalmente nas datas com maior pico de vendas, as datas sazonais. Mas veja, antes de investir os seus esforços em todas as datas comemorativas é preciso planejamento estratégico e para te ajudar com isso, separamos 5 dicas para você aproveitar corretamente as datas sazonais e vender ainda mais.

Vem com a gente!

#1: Antes de tudo entenda o seu negócio

Como estávamos falando, antes que você invista todas as suas cartas em uma determinada data comemorativa, como o dia das mães, por exemplo, é preciso saber se o seu negócio conversa com a data, ou seja, se seus produtos realmente são interessantes para O Dia em questão. Além disso, reveja seu pico de vendas nesta data nos anos anteriores. Se você não fazia o balanço e os registros de vendas em datas sazonais, esse é um ótimo momento para começar.

#2: Saia do quadrado e seja criativo

Agora que você já fez o balanço das vendas do último ano junto com as estratégias de comunicação que você usou na data, reflita se esse é o momento de mudar de estratégia, anuncie o seu produto de forma criativa e saia do quadrado dos anúncios e promoções manjadas.

Vamos lá, pensando que você vai fazer uma ação promocional para o dia das mães, mas o seu negócio é um supermercado de bairro, o que você pode fazer para atrair mais vendas, mesmo o seu negócio não lidando diretamente com produtos para o dia das mães?

Uma coisa tenho escutado falar muito nos últimos tempos e que vem se tornando cada dia mais real para mim, é “a experiência do usuário”. Estamos passando por uma fase onde todos queremos ser surpreendidos e sentir “algo”, uma conexão com os serviços que estamos adquirindo. Qual será então a promoção mais atraente para o seu supermercado: Uma cesta de produtos ou a experiência de ter em um espaço um jantar exclusivo para algumas mães selecionadas?

#3: Dê atenção ao estoque!

Esse é um ponto onde o planejamento é crucial e aquele tão falado balanço que mencionei na dica número 1 entra em evidência. Imagine que você criou uma super promoção, caprichou na comunicação, mas esqueceu de abastecer o seu estoque ou pior, como não tinha uma perspectiva de vendas criada através do planejamento, subestimou a data e não conseguiu atender a demanda. Para isso não acontecer, invista atenção no seu estoque, principalmente naqueles produtos ou serviços que com base na sua pesquisa dos anos anteriores, têm maior sucesso de vendas.

#4: Invista na capacitação dos seus vendedores

Um dos grandes erros de algumas empresas e gestores, no meu ponto de vista, é não perceber a importância de investir em pessoas: não conhecer a fundo a equipe com quem trabalha e principalmente não investir em capacitação. Tenha certeza, uma equipe sinérgica e bem preparada é grande responsável pelo sucesso de suas ações estratégicas para datas sazonais.

#5 Agregue valor ao seu produto

Como já disse antes, mais que um produto ou um serviço, nós compramos experiências e também ideias, satisfação pessoal, benefícios, beleza e reconhecimento na marca/produto, e em tempos de concorrência acirrada e comprador mais seletivo, agregar valor ao seu produto é imprescindível para fisgar seus futuros clientes e ainda mais, fidelizá-los.

Por esse motivo, além de criar embalagens personalizadas transformando os seus produtos em “únicos e especiais”, invista em vantagens como frete gratuito, garantia estendida; e é claro, valores não tangíveis como facilidade na comunicação, atendimento extraordinário e um pós venda de deixar a concorrência gastando lencinhos de papel!

Artigo por: Vanessa Fontes, redatora publicitária