fbpx

O Marketing de afiliados costuma atrair muita gente com a promessa de ganhar dinheiro rápido e de forma fácil, com baixo investimento financeiro e intelectual, visto que você não precisa criar absolutamente nada se não desejar, podendo trabalhar com produtos de terceiros, mas a verdade é que o marketing de afiliados é mais que isso. 

Basicamente o marketing de afiliados é um meio de se ganhar dinheiro com um blog próprio, ou fazendo publicações em redes sociais, ou ainda, criando infoprodutos, como cursos online ou e-books. 

E se ainda assim, você não tem um blog com bons conteúdos ou não quer criar nenhum tipo de infoproduto, você pode começar vendendo infoprodutos de terceiros. 

A grande vantagem de criar infoprodutos é a possibilidade de fazer vendas passivas, ou seja, vendas que não exigirão nenhum tipo de ação ou promoção da sua parte. Isso é possível?

Sim, é possível, mas não é uma receita de bolo, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para você e o mais importante, para conseguir ter uma renda proveniente de infoproduto que gera vendas passivas é preciso ter um bom site, um bom blog, investir em redes sociais, entender e conhecer seu produto e seu público e isso não ocorre do dia para noite. 

Não caia nestas armadilhas: 

  • Fuja de propostas que prometem dinheiro em pouco tempo. 
  • Propostas de renda compartilhada nada mais são que esquemas de pirâmide, você vai começar na base, dando dinheiro para quem está em cima.
  • Não acredite cegamente em cursos que prometem te ensinar a ganhar dinheiro rápido, a maioria desses cursos são apenas infoprodutos sendo vendidos por várias pessoas que também estão iniciando e querem sair da base da pirâmide e colocar você no lugar delas.
  • Outro erro comum de iniciantes em marketing de afiliados: ignorar métricas. 
  • Não testar assiduamente seu infoproduto: grande parte do sucesso vem dos testes, é com eles que você aprende o que funciona melhor para o seu produto. 
  • Se você é iniciante, não escolha infoprodutos que estejam muito em alta, são muito consumidos, mas também são muito concorridos. Prefira algo que converse melhor com a sua audiência e que você tenha mais afinidade. 
  • Produzir conteúdo de baixa qualidade ou que foque apenas em anunciar seu produto. A chave do sucesso para o marketing digital é a criação de conteúdos que realmente façam a diferença para a sua audiência.

Resumidamente, trabalhar com marketing de afiliados é um bom negócio se você possui conhecimento em SEO, Inbound Marketing, tem tempo e disposição para investir em um blog ou site, gerar bons conteúdos e se dedicar a analisar seu tráfego, seu público, conhecer sua audiência e trabalhar suas redes sociais. 

E se você tem tempo e disposição para fazer isso tudo, você terá bons resultados, seja com anúncios ou com bons infoprodutos, mas de forma mais gradativa. 

Se você quer entrar para o universo de marketing de afiliados comece estudando sobre as plataformas, os mecanismos de buscas, SEO, técnicas para elaborar um bom conteúdo ou um bom infoproduto, além, de ter em mente que isso vai tomar uma parte considerável do seu tempo e que os resultados não chegam do dia para a noite. 

Redação e revisão Vanessa Fontes