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O Instagram se tornou uma das principais plataformas de rede social para se criar um bom relacionamento com o cliente, por isso, criar engajamento no Instagram é primordial para sua marca ou negócio. 

Muito mais que postar fotos bonitas no feed ou publicar stories legais, o Instagram exige que você tenha uma produção de conteúdo relevante para seu o seu público, e para te auxiliar nesse desafio existem ferramentas gratuitas que podem turbinar seu perfil e atrair novos seguidores e views. 

Hoje, o Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos e cada um desses usuários faz parte de um perfil de consumidor, logo, a produção de conteúdo que consiga gerar engajamento é fundamental, afinal, é através do conteúdo que esses consumidores vão se engajar com a sua marca ou serviço e através disso que você conseguirá traduzir relacionamento em vendas diretas. 

A primeira etapa para se criar um perfil para sua marca ou produto é ter um planejamento estratégico do conteúdo que será publicado, pensando sempre no alvo que esse conteúdo deve atingir. Comunicar uma ideia ou serviço pode parecer fácil, mas o desafio é fazer seus seguidores se tornarem seus consumidores e, além disso, se transformarem em seus defensores, indicando sua marca e valorizando seu produto. 

E para te ajudar com tudo isso, vamos listar abaixo algumas ferramentas gratuitas para Instagram que você pode utilizar.

1 – Repost

Repostar posts interessantes de outros usuários ou de seus seguidores pode ser uma forma interessante e simpática de criar um bom relacionamento e gerar engajamento no Instagram. 

O Repost for Instagram está disponível em versões para Android e IOS, com ele instalado você conseguirá repostar conteúdos de outros perfis dando a eles o devido crédito na publicação. 

2 – Combin

Das ferramentas gratuitas para Instagram, o Combin é uma das mais interessantes, pois permite que você agende suas postagens no feed de notícia e stories, otimizando seu tempo e organizando de forma melhor o gerenciamento da sua conta. Com o Combin você consegue se programar e manter a frequência e constância da publicação dos conteúdos. A constância de publicações, inclusive, reflete diretamente no engajamento que a marca tem no Instagram.

O limite de publicações a partir desta ferramenta são 15 stories e 3 posts por semana. 

3  – Social Oomph

Essa ferramenta gratuita para Instagram tem por objetivo otimizar o gerenciamento nas redes sociais, ideal para quem faz a gestão de muitos perfis. Ela te ajuda a agendar postagens e monitora os perfis para saber o que seus consumidores estão falando sobre sua marca ou empresa. É uma ferramenta excelente para medir a satisfação dos seus clientes e o engajamento no Instagram. 

4 – Buffer

Outra ferramenta voltada para quem trabalha com grande volume de perfis e produção de conteúdo, ele te permite agendar as postagens em horários diferentes e não somente no Instagram, ele também funciona  para o Facebook e o Linkedin, ou seja, é uma solução prática para você postar e replicar os conteúdos. 

5 – Caption Writer

Essa ferramenta gratuita para Instagram vai te ajudar na produção de conteúdo, possibilitando legendas mais assertivas, com quebras de linha e contador de caracteres, além de grupos de hashtag. 

Pode parecer pouco funcional, mas uma legenda bem feita pode fazer a diferença entre ter um conteúdo relevante e um conteúdo que não engaja. O Caption Writer é um aplicativo que está disponível na Play Store e na Apple Store. 

6 – HashTest

O HashTest ajuda a criar grupos de hashtags além de indicar quais as melhores para o seu perfil, quais conseguem engajar mais. Pode parecer simples, mas é super importante escolher a hashtags certas para o seu post e seu perfil. 

A ferramenta é gratuita e funciona como uma extensão do seu navegador, por isso é importante mantê-lo atualizado. 

Independente das ferramentas gratuitas para Instagram que você utilizar e do tipo de produção de conteúdo que você faz para engajar seu público, algumas coisas são fundamentais:

  • Planeje estrategicamente seu conteúdo.
  • Procure produzir conteúdos únicos e relevantes. 
  • Diversifique os formatos dos conteúdos que oferece.
  • Pesquise quais os melhores horários para fazer suas postagens.
  • Fique atento às estatísticas de desempenho do seu perfil.

Sabemos que pode parecer complexo entender e dominar todas as ferramentas, técnicas e macetes para conseguir criar um perfil que gere engajamento e que consiga converter vendas diretas, por isso a Kawis além de manter um blog cheio de dicas e textos sobre como melhorar seu desempenho, também oferece consultoria em marketing digital, além de outros serviços e infoprodutos.

Redação e revisão Vanessa Fontes