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Tenho acompanhado diversos casos de empreendedores acreditando que o Google Adwords é a solução para todos os seus problemas. Recebo muitas dúvidas de empreendedores questionando porque suas campanhas no Google Adwords não tem dado o retorno esperado.

Muitos empreendedores acreditam que basta criar uma conta no Google Adwords , colocar créditos , configurar um anúncio e esperar o milagre acontecer , e para o desespero de muitas ver o pouco dinheiro que direcionam para marketing ir diretamente para o ralo sem retorno algum. Automaticamente o Google vai de mocinho a vilão da história , pois perde-se muito dinheiro e em pouco tempo.

Os erros mais comuns cometidos por empreendedores :

  • Não planejar as campanhas
  • Não possuir planejamento comercial e de marketing alinhados ao uso da ferramenta de links patrocinados
  • Não conhecer o mercado de atuação e consumidores
  • Desconhecer os concorrentes
  • Fazer campanhas somente em momentos de crise ou de baixa nas vendas
  • Site desatualizado , não compatível com dispositivos móveis e comunicação falha

A maioria desconhece ou simplesmente esquece que o Google Adwords é apenas um canal , uma ferramenta de marketing para conectar “clientes/compradores/usuários “ a “produtos/serviços” de forma mais assertiva possível e do mesmo jeito que qualquer outro canal online( Facebook , Instagram , Blogs ) ou offline (Revistas , Jornais , Panfletos ) é preciso adotar uma estratégia alinhada aos objetivos da empresa.

Os problemas listados acima são apenas alguns dos muitos prováveis em seus processos de vendas , alguns empreendedores possuem muito mais problemas do que os listados acima , não levam em consideração que as empresas bem sucedidas possuem profissionais competentes por trás , planejamento e estratégia de marketing envolvidos.

Infelizmente não é fácil desenvolver a estratégia de marketing de uma empresa , é preciso profissionais qualificados com anos de experiência.Mas e no seu caso empreendedor solo que faz tudo sozinho , como resolver fazer isso com os poucos recursos que tem ?

Fácil não é , principalmente se você não é um profissional de marketing que resolveu empreender , mas é bom começar o quanto antes e aprender pelo menos os 4 ps do marketing Preço, Praça, Produto, Promoção que compõem o famoso Mix de marketing para uma boa estratégia .Para te ajudar nesta tarefa você pode utilizar ferramentas como o Canvas , fácil e intuitiva , vai lhe ajudar a organizar as informações necessárias.

Além de conhecimento sobre os 4 ps do marketing que compõem uma boa estratégia , outro ponto de extrema importância são informações detalhadas sobre o comportamento do seu consumidor/usuário/lead (pessoa interessada no seu produto) .

Recomendo que utilize a elaboração de Personas ,que nada mais é que um personagem que simula as preferências do seu lead potencial ,você simula colocando as informações no papel ou usando ferramentas online , você tem uma ideia de quantos anos ele tem , como costuma consumir o produto/serviço , qual a renda , quais canais utiliza , quais canais prefere (loja física , compras online , etc) é bom alinhar este tipo de metodologia ao levantamento de dados da base de clientes atual (se a empresa tiver).

Mesmo depois de fazer todo o trabalho de casa , ainda não consegue desenvolver campanhas que gerem resultado ou mesmo não quer fazer por falta de tempo?

O que fazer neste caso ?

Recomendo que contrate uma empresa especializada , mas não estas que prometem resultados extraordinários ,pois o sucesso de campanhas em qualquer canal que seja é o conhecimento do mercado de atuação , se a empresa lhe promete milagres , mas não lhe mandou sequer um formulário de pesquisa procurando entender seu nicho de atuação , fique alerta , pois é bem possível que esta empresa não seja idônea .

Recomendo mais ainda que procure entender como funciona a ferramenta de links patrocinados do Google Adwords , porque sem entender como funciona será difícil acompanhar o que a empresa ou profissional que contratou esta fazendo , se os anúncios estão dentro das regras do Google , se as palavras chaves são adequadas ao seu nicho de atuação e principalmente como esta a sua conversão (contatos recebidos , contratos fechados).

São apenas algumas dicas para reflexão , infelizmente tenho visto muita gente perder dinheiro , muitas vezes o único dinheiro , para investir em campanhas do Google Adwords, por acreditar que os links patrocinados são milagrosos e resolve todos os problemas.

Em alguns casos o Google pode não ser a melhor estratégia para o seu negócio ,mas para alguns é essencial , por isso é preciso analisar , estudar ou buscar ajuda de empresas que te auxiliem , mas não delegue totalmente a responsabilidade , pois o sucesso da sua empresa depende de você , se você acha chato , não quer perder tempo , você tem grandes chances de perder muito dinheiro e não ter o sucesso que almeja para sua empresa, você não precisa ser um expert ,mas precisa entender como funciona para poder cobrar resultado.