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Você já se perguntou o que a falta de planejamento pode fazer CONTRA a sua empresa?

Um dos principais fatores responsáveis pelo desaparecimento das PMEs é também um dos maiores tabus e dificuldade dos empreendedores. Muitos vão remando, sem saber se no fim do rio ele continua ou se existe uma queda d’água. E é aí que mora o perigo.

Cerca de 42% da falência de pequenas e médias empresas está ligada a falta de planejamento, dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sinaliza que há aproximadamente 8,5 milhões de pequenas e microempresas no Brasil, mas cerca de 30% desses negócios se mantém por apenas dois anos. Preocupante não?

Anticase de planejamento: Uma história verídica e comum

Há um tempo atrás comecei um trabalho para uma empresa de outro estado, ela tem um produto muito competitivo e de um nicho que está em ascensão. Logo nos primeiros meses notei a necessidade de planejamento em diversos setores, isso porque a empresa contava com pouquíssimos funcionários e aparentemente, nenhum plano de ação. A pessoa responsável pela gestão do negócio me dizia: “Eu vou fazendo e vai dando certo, não tenho muito tempo para planejar”. Acontece que às vezes temos a falsa sensação de que conhecemos todo o nosso negócio, todos as nossas ameaças, desafios, oportunidades, forças, fraquezas e que de cabeça, conseguimos avaliar todas as nossas ideias e como elas podem ser aplicadas. Ilusão.

Primeiro: ninguém consegue fazer nada sozinho. Cuidar de um negócio exige que tenhamos capacidade de enxergar quando precisamos de ajuda e onde precisamos de ajuda. Você pode ser bom em muitas coisas sim, mas não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Segundo: ninguém pode saber se uma ideia vai dar certo “de cabeça”. É preciso estudar como essa ideia vai ser executada e como fatores externos e internos podem ser uma ameaça ou uma oportunidade. Sem estudo e sem cautela não vamos a lugar nenhum e para uma PME, qualquer erro no começo de vida pode ser fatal, pois não temos só o planejamento como dificultador, existe: a falta de recursos, investimento, reconhecimento, entre tantos outros.

Finalizando esse anticase, depois de algum tempo a empresa teve uma crise muito grande em sua principal franquia, clientes ficaram insatisfeitos, a reputação foi abalada e a perda de recursos foi altíssima. Nesse caso foi um diferencial e evitou que algo pior acontecesse:

  1. A empresa tem reconhecimento de anos, os clientes são fiéis e conheciam a história e a reputação da empresa base.
  2. O problema aconteceu por falta de planejamento, mas estava ligado principalmente a um franqueado, uma boa gestão de crise ajudou muito nesse sentido e a reputação foi restaurada.

Mas, se essa empresa tivesse, antes de começar o negócio de franquias, estudado minuciosamente todos os fatores que envolvem o negócio, não apenas os internos e que podemos alcançar, mas os inalcançáveis, os externos; se tivesse criado um estatuto claro de regras que toda franquia deve seguir; ter um contrato claro e muito bem pensado, talvez não tivesse um furacão para controlar e perda desnecessária de recursos e prestígio.

Precisamos entender que: Planejar não é perda de tempo!

Esse é um ponto importante, muitas empresas deixam de planejar por acreditarem que é desnecessário ou perda de tempo, mas deixa eu te dizer: depois de saber dos dados acima, você ainda pensa assim? Outra coisa importante: a falta de planejamento, nem sempre reflete rapidamente no negócio, muitas vezes pode demorar um bom tempo até você perceber que falta algo ou que algo deveria ter sido feito. O planejamento é como a fundação de uma casa. Você pode erguer a sua casa com uma fundação “meia boca” ou sem ter todos os cálculos prontos e corretos, mas alguma hora, as paredes vão começar a ceder e o risco da casa cair, é muito grande.

No próximo artigo, vamos te ajudar a montar o planejamento da sua empresa e se você quer ser lembrado, se inscreve no nosso blog e receba nossas novidades e atualizações. E se a sua empresa precisa de ajuda com planejamento, gestão, organização e estratégias de crescimento, você pode contar com a nossa ajuda.

Fale conosco e vamos te contar como a Kawis vai junto com você, levar sua empresa ao topo do sucesso!
Artigo por: Vanessa Fontes, redatora publicitária