fbpx

Você realmente sabe o que é copy e qual a sua real importância para efetivação de suas vendas? É comum o copy ser confundido com redação publicitária, mas a verdade é que são coisas distintas, o objetivo exclusivo do copy é conversão, já a redação publicitária passa por outros caminhos do marketing digital. 

Dentro do inbound marketing o objetivo é entender como os usuários de redes sociais e internet no geral consomem e como podem se tornar seus clientes. Nesse ponto temos o modelo de funil de vendas, onde existe um texto de entrada, textos de meio de funil e o copy ao final. Nesse modelo você atrai visitantes com os textos de topo de funil; identifica e reconhece problemas com os textos de meio de funil; e oferece a solução em forma de venda com o copy, ao final do funil. 

Dentro do marketing digital a conversão pode ser entendida como download de um material, inscrição de um e-mail ou uma venda efetiva, tudo isso depende do objetivo da campanha.  É comum empresas criarem landing pages para angariar e-mails e criar uma base de dados para futuramente utilizar em outras campanhas. 

Qual o objetivo da copy? 

O principal objetivo da copy é levar o usuário a fazer uma caminhada pelo seu produto ou objetivo, conhecendo, criando a necessidade e  satisfazendo-a. A conversão pode vir inclusive em textos de topo de funil, quando se coloca ao final uma chamada ou uma call to action. 

O que é um copy? 

Copy é uma técnica de redação que objetiva a persuasão com o uso de gatilhos  que levam o usuário a tomar a decisão de compra de um  determinado produto.  

Um bom copy levará a sua audiência a se engajar com seu produto e a comprá-lo ao final do funil de vendas, ou se interessar por um anúncio seu em alguma rede ou canal que esteja acompanhando. 

A copy perfeita consegue conectar o seu produto com as necessidades e emoções dos usuários, e aí é feita a venda real. É um erro comum patrocinar um anúncio sem pensar em copy, apenas acreditando que as pessoas na internet vão comprá-lo porque estão online para comprar. Não, as pessoas, em geral, estão na internet trabalhando, lendo, conversando, acompanhando notícias e visualizando aquilo que é interesse delas, e eventualmente compram, mas apenas se sentirem atraídas ou necessidade de comprar aquilo que estão vendo. 

Por isso o copy precisa ser bem pensado e bem feito, você tem a oportunidade de criar e atender uma necessidade que o usuário ainda não havia identificado que tinha, e se você conseguir despertar o interesse dele, ele vai clicar no seu anúncio e pode decidir pela compra. 

Um copy bem feito fará a venda sem que o usuário perceba que está cedendo apenas a um apelo de consumo, ele sentirá um desejo sendo atendido, uma necessidade sendo sanada. 

Mais de 80% das vendas online acontecem através de copys e não importa se você é iniciante ou experiente quando o assunto é criar copies matadores, sempre é possível melhorar, e para isso, ter autoridade no assunto é fundamental, seja a sua ou de outras pessoas, no caso de quem trabalha com afiliados. 

E como se tornar uma autoridade? Produzindo conteúdo de qualidade que consiga gerar valor para quem lê. 

Junto com a autoridade vem reciprocidade, normalmente as pessoas gostam ou sentem que devem retribuir você de alguma forma quando sentem que forma beneficiadas pelo seu conteúdo 

Por isso é tão fundamental que você se coloque no lugar do seu cliente quando estiver criando conteúdo, mostre que aquele problema ou necessidade pelos quais estão passando, você também passou/resolveu, superou e/ou tem a solução para isso. 

Mostre que você sabe o que está falando com assertividade: 

  • Ache o problema que você vai resolver.
  • Entenda profundamente o que você está oferecendo.
  • Desperte a emoção do usuário. 

Por fim, os gatilhos mais utilizados: 

  • Crie reciprocidade
  • Ofereça algo único ou garantias, como dinheiro de volta. 
  • Prova social, mostre seus resultados e dos seus clientes . 
  • Autoridade: as pessoas confiam em pessoas que sabem o quê e do quê estão falando.
  • Escassez: crie o sentimento de que essa é uma oportunidade única, e que se for perdida, não haverá outra. 

Mais importante que entender sobre marketing digital e gatilhos, é entender o seu produto e o seu cliente. 

Redação e revisão Vanessa Fontes