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Ser empreendedor não é uma tarefa simples. Existem muitas pressões no dia a dia que podem fazer até os mais experientes ficarem de cabelo em pé: ter um negócio que depende de você e da sua capacidade de gerenciar pessoas, tomar decisões e enxergar as oportunidades, ter as melhores iniciativas e estratégias de crescimento, fazer mais com menos… enfim, uma infinidade de responsabilidades que dependem de você e da sua capacidade empreendedora.

Vale lembrar que no mundo do empreendedorismo, os primeiros anos precisam ser bem calculados, pois qualquer erro poderá colocar todo o seu empenho a perder ou causará danos difíceis de reparar [Saiba por que 6 em cada 10 empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos]. Mas calma. Obstáculos são feitos para que possamos superar nossas próprias expectativas e estando preparada (o) o seu empreendimento será um sucesso. E para te ajudar, separamos algumas dicas, valores e coisas que todo empreendedor precisa ter, para ter sucesso:

#1: Visão de Mercado

No mundo do empreendedorismo tem sucesso aquele(a) que consegue olhar em sua volta e enxergar oportunidade nas necessidades expostas no dia a dia. Seu negócio pode ter como base uma ideia simples, mas se ela satisfazer a necessidade ou desejo de um nicho, será um verdadeiro sucesso.

#2: Iniciativa e Criatividade

Claro que os bons empreendimentos não nascem apenas da visão de um negócio ou das boas ideia. Para funcionar de verdade, o empreendedor precisa sair do papel. Precisa tomar iniciativa e usar toda a sua criatividade em prol do desenvolvimento de seu negócio e afim de criar soluções inovadoras para a necessidade enxergada no nicho que deseja atua. Se algo inovador: como impactar o cliente, que nunca ouviu falar nesse serviço? Se é algo que já existe: como usar de criatividade para diferenciar seu produto no mercado e agregar valor? [Veja nosso artigo sobre inovação].

#3: Motivação e Determinação

Vão existir momentos maravilhosos de crescimento, retorno de investimento e reconhecimento, mas o empreendedor precisa estar preparado para lidar com algumas adversidades. Por isso precisa estar motivado e acreditar no negócio e determinado em superar os obstáculos e limites.

#4: Precaução

No nosso artigo sobre plano de negócios falamos sobre os cuidados que devemos ter ao começar o nosso negócio: Avaliar mercado, desenvolver estratégia, avaliar concorrência, pontos, fortes, fracos, oportunidades e principalmente ter cautela ao escolher seus sócios. Veja, uma sociedade não pode ser baseada em camaradagem, cada sócio deverá agregar valor ao negócio e assumir responsabilidades em seu setor e estar alinhado com os objetivos e filosofia da empresa. A escolha errada pode ser extremamente prejudicial para o crescimento do empreendimento.

#5: Formação contínua

Busque sempre aprimorar seus conhecimentos para o bom desenvolvimento do seu negócio. Parar no tempo só vai te trazer dor de cabeça futura e prejudicar os avanços e inovação do seu negócio. Se você tem dificuldade em algum aspecto que envolve o seu negócio, busque ajuda. Se não tem certeza, não faça sozinho. Esse é um erro cometido recorrentemente por empreendedores. [Veja: 5 motivos para sua empresa contratar uma consultoria]

#6: Networking

Seguindo o que foi dito no tópico anterior, não faça só. Acredite, ninguém chega a lugar algum sozinho. Cerque-se de pessoas que possam agregar o seu negócio, que possam aguçar e cutucar as suas decisões e estratégias. Pessoas que possam trazer inovação e frescor para o seu empreendimento.

#7: Organização e Espírito de Liderança

Não dá para ir empurrando com a barriga. Um bom empreendedor sabe que cada coisa precisa estar em seu lugar, e não estamos falando apenas de organização de espaços, mas de equipes, estratégias, planejamento, ações. Você precisa saber exatamente onde cada coisa deve estar, quais são seus objetivos e como fazer para chegar lá. E como ninguém vai a lugar algum sozinho, tenha em mente que você precisa ser uma boa liderança na sua empresa: saiba delegar, motivar e estruturar.

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Artigo por: Vanessa Fontes, redatora publicitária