fbpx

Você quer saber o que vai ser tendência e fazer sucesso no futuro? Então é hora de se ligar no Pinterest, é lá que a janela para o futuro se abre. 

Você com certeza já fez uma pesquisa sobre alguma coisa e acabou abrindo o Pinterest e vendo coisas que achou bacana e que talvez ainda não tivesse pensado em fazer ou que precisava, ou ainda, usou o pinterest para planejar uma festa, uma decoração, uma reforma, ou apenas navegou em busca de inspiração para um designer, artesanato ou um look de moda. 


O Pinterest se tornou um lugar onde se pode enxergar o futuro, e não somente o futuro que você planejou dentro das suas pastas de pins, mas aquilo que ainda se tornará uma tendência e fará sucesso, seja na área da moda, do designer, da decoração ou do life style( estilo de vida). Segundo o próprio Pinterest, 459 milhões de pessoas pesquisam na plataforma em busca de planejar alguma coisa ou se inspirar em algo. 

Oito em cada dez previsões feitas para o ano de 2020 pelo Pinterest sobre o que seria tendência se confirmaram, logo, a plataforma é uma ferramenta muito valiosa para você entender sobre o comportamento e o que pensa o seu consumidor, o que ele vai querer no futuro, que já está planejando hoje. 

Diferente de 2020, esse ano não será focado em tendências que mirem uma volta de comportamento e estilo de vida antecessora à pandemia. Já internalizamos que voltar ao que era antes não é possível e passamos a aceitar as mudanças e buscar a melhor forma de consumá-las em nossa vida. 

As pesquisas dentro da plataforma apontam para um futuro onde o home office se estabelece e precisa ser feito com conforto, outra tendência é um estilo de vida mais minimalista, que consiga tornar a rotina mais leve e agradável. 

Com o isolamento social, as pessoas passaram a sentir e interagir de forma diferente com os espaços, principalmente com a própria casa, o que antes era apenas um lugar para tomar um banho quente e dormir, se tornou local de trabalho, estudos, descanso, lazer e convívio familiar, em geral, mais intenso. A mesma casa que antes abrigava uma família em que seus membros saiam para trabalhar e estudar todos os dias e só voltavam a se reencontrar de noite, hoje, precisa acomodar todos, o dia inteiro em suas mais diversas e distintas atividades. 

Quando ir para fora se torna algo difícil, é natural olharmos para dentro, seja do nosso espaço ou do nosso interior, uma das tendências mais apostadas para 2021 é a astrologia, as pessoas sentem necessidade de se conhecer melhor para poder se transformar. O termo mindfulness para crianças cresceu 4 vezes em 2021, hoje vemos pais que pouco conviviam com suas crianças passando o dia todo com elas e precisando se esforçar para criar uma rotina que contemple estudo, descanso e entretenimento, e com isso surgiu a necessidade de repensar a educação das crianças. 

O ano de 2021 também será marcado pelo grande crescimento de pessoas fazendo canais no Youtube, gravando podcasts, escrevendo blogs, aprendendo a cozinhar, bordar, tricotar, meditar, dentre outras atividades, o importante é tomar as rédeas da própria vida 

A busca pelo termo “como fazer um podcast” cresceu 130%, “montagem de prato gourmet” cresceu duas vezes, e por aí vai, as pessoas estão buscando se reinventar, seja para fugir do tédio, seja para criar uma nova fonte de renda. 

Para se ter uma ideia, o termo “ideias para pequenas empresas” cresceu 90%, muita gente que vinha sonhando em empreender, mas não tinha coragem de sair do emprego ou simplesmente mudar de área, em 2021 podem ser encorajadas a fazer isso, e isso se reflete no número de pequenas empresas que foram abertas, segundo o Sebrae, 98 mil pequenas e micro empresas foram abertas até abril, e não estamos nem no meio do ano ainda. 

Você quer saber o que vai ser tendência, então fique de olho no Pinterest Predicts, as pessoas podem estar isoladas fisicamente, mas a verdade é que nunca estiveram tão conectadas, não somente na internet e nas redes sociais, mas consigo mesmas. 

Redação e revisão Vanessa Fontes