fbpx

Abrir um negócio requer muita pesquisa e análise, mas para manter esse negócio funcionando e proporcionar um crescimento orgânico saudável é preciso planejamento e estratégia. E não é porque o seu negócio é pequeno que é possível dispensar ferramentas de gestão, que podem ser valiosas para você e fazer toda a diferença nos resultados. 

É comum que pequenos e microempreendedores pensem que investir em sistemas ou automatização de processos é dispendioso e que seu negócio não precisa de algo mais sofisticado. Isso é um equívoco, quanto mais automatizado forem seus processos, melhor será a sua gestão. Sem contar que sabemos que a vida de um pequeno empreendedor não é fácil, na maioria das vezes você faz praticamente tudo sozinho: contas a pagar, receber, produção, entregas, marketing, relacionamento com o cliente, dentre outros. 

Começar um negócio do zero, seja grande ou pequeno, é trabalhoso, e porque não poupar tempo, trabalho e dinheiro investindo em processo de gestão?

  1. Use sistemas ERP

Os sistemas de gestão integrados podem facilitar e muito a sua vida, normalmente esse tipo de sistema é dividido em módulos e seu objetivo é integrar as diversas áreas e informações do seu negócio, e isso pode ser excelente no momento de tomada de decisão. 

Esse tipo de sistema lhe dará uma visão global do seu negócio, e isso vai te ajudar a planejar e montar suas estratégias de forma mais assertiva e eficiente, além de permitir que você consiga controlar seus processos em único local. 

O investimento em um sistema ERP pode parecer alto para um pequeno empreendedor, mas ele se paga ao longo do tempo, afinal, otimizar processos e reduzir tempo de tarefas vai te poupar dinheiro e aumentar a sua produtividade. 

  1. Automatize processos 

Nem todos os processos podem ser automatizados, mas  certamente uma boa parte das atividades de uma empresa pode e deve ser automatizada, principalmente aquelas que são burocráticas. Quanto mais automatizados forem seus processos, menor o risco de erros e maior a economia de tempo com tarefas que podem perfeitamente serem feitas de forma automática pelo sistema. 

Pense que para você, que é um pequeno empreendedor, seu bem mais valioso é o tempo, então decida gastá-lo com tarefas e processos que exigem o seu esforço manual e automatize aquilo que pode e deve ser automatizado. 

  1. Contrate pessoas para te auxiliar 

Ninguém faz tudo ou é bom em tudo, já ouviu aquele ditado que: quem faz tudo, não faz nada bem? 

Mantenha seu foco naquilo em que você é bom e contrate alguém para te ajudar nas demais tarefas, não tenha medo de delegar. Quanto mais você delegar, mais tempo terá para focar nas atividades que são fundamentais a sua análise e presença durante o processo. 

Se você é muito bom em vendas e se relaciona bem com os clientes, mas não entende muito ou não tem grandes habilidades com a parte financeira, não gaste sua energia e seu tempo com isso, contrate alguém da área para te auxiliar com essa parte. 

Entendemos a dor de crescer e hoje, se você é um pequeno empreendedor, talvez esteja tomando conta de tudo sozinho há um bom tempo e até tenha aprendido muito sobre diversos processos da empresa neste período. Mas para sua empresa crescer, você vai precisar de ajuda. E quanto mais cedo aprender a delegar, melhor! 

Gerir um negócio, seja grande ou pequeno é desafiador, mas não existe motivo para fazer isso sozinho ou da forma mais difícil, tenha em mãos as ferramentas que vão te ajudar a crescer e a fazer uma boa gestão.

Se ainda tem muitas dificuldades e não consegue sair do lugar, fale conosco no Whatsapp e saiba mais como podemos auxiliar sua empresa através de uma consultoria.

Redação e revisão Vanessa Fontes