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Alguma vez você já escutou falar sobre Persona? Sabe pra que ela serve e a sua importância para a criação de uma boa estratégia de marketing digital?

O conceito de “Persona”, é uma extensão do que conhecemos sobre público alvo, mas engana-se quem acha que ambos são a mesma coisa. Enquanto o público alvo é uma base das pessoas que poderiam ser atingidas com o seus serviços, a Persona vai muito além!

O conceito tornou-se popular com a estratégias de Inbound Marketing e tem como pai ninguém menos que Allan Cooper, um dos nomes mais importantes quando falamos em experiência do usuário. A Persona não se refere apenas a idade, classe social, região que mora. Ela busca entender quem é esse público ideal, como ele vive, o que ele gosta, quais são seus sonhos, suas necessidades, etc. E é por isso, que essa é uma ferramenta extremamente indispensável para uma boa estratégia de marketing digital.

“Personas, como todas as ferramentas poderosas, podem ser compreendidas em um instante, mas você pode levar meses ou anos para dominar.”- Alan Cooper

Público Alvo e Persona na prática

 

Sabemos que pode ser difícil diferenciar ambas ferramentas, mas para compreender as principais diferenças entre Persona e Público Alvo, precisamos sempre lembrar que o público alvo é generalista, não é alguém específico, são pessoas que PODEM querer o seu produto. Quando falamos em Persona, queremos segmentar a nossa comunicação, chegar no nosso cliente ideal, aquela pessoa que sem dúvidas está interessada em nossos serviços.

Na prática

Público alvo: Homens e Mulheres de 17 a 29 anos, classe BC, que estão na faculdade e precisam conseguir um emprego/estágio.

Persona: Andrea tem 21 anos, está no segundo ano de jornalismo e deseja fazer uma pós graduação em marketing digital. Ela é solteira, gosta de ler, ir ao teatro e shows. Andrea mora na periferia de São Paulo e busca um estágio que a ajude com os custos da faculdade, mas ainda não conseguiu encontrar através de bancos gratuitos, vagas adequadas.

Conseguiu notar a diferença? Através da Persona sua empresa saberá exatamente com quem está falando, saberá o tom, melhores canais de comunicação e como atingir efetivamente seus objetivos de marketing digital com essa pessoa ou grupo de pessoas.

Como criar uma Persona

 

Será que as pessoas da sua equipe sabem de fato para quem estão vendendo? Criar uma Persona não vai beneficiar apenas suas estratégias de marketing digital. Ela pode nortear toda a sua comunicação, inclusive auxiliar a equipe de vendas a conseguirem obter melhores resultados em suas ações.

Para criar uma persona eficiente você precisa personificar o seu cliente ideal e colocar no papel todas as informações que você tem sobre ele: idade, profissão, preferências, sonhos, hobbies, etc. Se possível, a criação de uma história sobre ele será de grande valor, para que você possa chegar na Persona perfeita. Bom, mas você deve estar se perguntando, como criar uma história tão detalhada? Nós respondemos: pesquisa e a criação de perguntas certas. Veja alguns exemplos:

  1. O que faz no trabalho

  2. O que mais gosta na profissão

  3. Quais são as metas profissionais para o futuro

  4. Principais obstáculos

  5. Por que resolveu seguir essa profissão ?

  6. Que tipo de rede social mais utiliza?

  7. Quais são as maiores paixões?

A partir das perguntas certas, a criação da sua Persona vai ser mais assertiva e as suas estratégias de marketing digital bem sucedidas.

Se deseja entender mais sobre como impactar positivamente o seu negócio através de ações de marketing digital.

Fale conosco!

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